Infertilidade
26 de junho de 2018 by insiz840_wp
A infertilidade masculina é definida pela incapacidade de engravidar a parceira (quando ela não faz uso de métodos contraceptivos) depois de um ano de relações sexuais frequentes. É uma doença que atinge um grande número de homens em todo o mundo e ainda é um assunto alvo de preconceito.
Esse problema pode ser causado por vários fatores. Conheça alguns deles:
- Varizes do testículo ou varicocele: causa mais comum de infertilidade masculina; doença que atinge os vasos testiculares, ocasionando a dilatação das veias do cordão que sustenta os testículos. É a principal causa de diminuição da fertilidade dos homens;
- Azoospermia: ausência de espermatozoides;
-
Disfunções hormonais, como o hipogonadismo;
- Testículos criptorquídicos: aqueles testículos que permanecem fora da bolsa testicular;
- Fibrose cística ou mucoviscidose: doença genética que impede a saída de espermatozoides e passa de pai para filho;
- Alterações genéticas;
- Hábitos de vida não muito saudáveis afetam na produção de espermatozoides como: fumar e fazer uso de anabolizantes e drogas como cocaína e maconha;
- Fatores externos: estresse, poluição, radioterapia, quimioterapia, imunossupressão, diabetes, etc.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito pelo espermograma. Se este exame estiver anormal, ele deve ser repetido, sempre tendo o cuidado de manter uma abstinência sexual de 3 a 5 dias. Complementarmente pode ser necessário outros exames hormonais além de ultrassom dos testículos, e eventualmente estudo da próstata, vesículas seminais e até biópsia de testículo.
Tratamento
Vai depender da causa. Quando a causa é hormonal, um tratamento de reposição hormonal é realizado. Quando é varicocele, uma microcirurgia nas veias do testículo afetado deve ser feita. Alguns casos graves, só pedem ser solucionados com os métodos laboratoriais como a Fertilização In Vitro, o famoso “bebê de proveta”.