Seja Bem Vindo a Clinica Urológica de Jaú

(14)3601-8900
urologia.jau@netsite.com.br
Rua Luiz Paiva, 100, Jaú - SP

Doença de Peyronie

 

 

O que é Doença de Peyronie?

É a formação espontânea de um nódulo internamente no pênis, que pode causar dor ou deformidades quando o homem tem ereção. Em casos mais avançados, podem impedir parcial ou totalmente a ereção peniana.

 

 

1. Incidência

Afeta entre 4 a 7% dos homens, principalmente na faixa dos 40 aos 70 anos. A maioria das vezes em grau leve, muitas vezes imperceptível ao paciente.

1.1. Causas: até hoje, absolutamente desconhecidas. Eventualmente há o antecedente de algum trauma no pênis.

 

 

2. Diagnóstico

Geralmente só o exame clínico é suficiente, pois palpa-se com facillidade um nódulo de consistência firme na haste peniana. Em alguns casos se faz necessário o emprego do ultra-som. Para que tenhamos uma avaliação correta da deformidade, induzimos através de drogas a ereção penana permitindo-nos programar a forma mais adequada de tratamento, para cada caso individualmente.

 

3. Tratamento

Os quadros leves e inicias são tratados com medicamentos específicos associados à vitamina E. Quando não há resposta, pode-se utilizar injeções de medicamentos diretamente no nódulo. Atualmente os medicamentos mais utilizados são o Verapamil e o Interferon a 2b. Está em fase experimental o emprego da Litotripsia Extra Corpórea, máquina utilizada para quebrar os cálculos renais e nódulos de articulações, na tentativa de “dissolver” as placas calcificadas dos Peyronie. Nos casos em que a curvatura é muito intensa e a placa extensa pode-se após a correção da curvatura (com colocação de enxertos), colocar prótese peniana semiflexível que irá manter o pênis retificado propiciando a correção da curvatura e a penetração no ato sexual.

 

4. Experiência do Serviço

Nos últimos 30 anos já foram tratados mais de 500 casos de pacientes com Doença de Peyronie. Há 10 anos são realizadas também as cirurgias de enxertia para corrigir curvaturas severas, associadas ou não à colocação de próteses penianas. Muitas delas podem ser feitas sob anestesia local e sedação podendo o paciente receber alta no mesmo dia em regime ambulatorial.