Seja Bem Vindo a Clinica Urológica de Jaú

(14)3601-8900
urologia.jau@netsite.com.br
Rua Luiz Paiva, 100, Jaú - SP

Ultrassonografia

O exame Ultrasonográfico representou uma enorme conquista para a medicina pois nos propiciou condições de podermos visualizar com alta definição os órgãos na cavidade abdominal diagnosticando as mais variadas patologias. O uso da ultrassom em urologia encontra-se muito difundida pois a grande maioria das moléstias renais apresentam representação morfológica diagnosticadas pelo exame US. Desde que surgiu a urografia excretora (exame de Rx com contraste endovenoso) nenhum avanço tecnológico causou tanto impacto na urologia quanto a ultra-sonografia. Hoje praticamente não se admite investigação do aparelho urinário sem a realização da ultra-sonografia. O exame de ultrassom consiste em um procedimento dinâmico, no qual as imagens obtidas podem ser analisadas quantas vezes forem necessárias.

Oferecer oportunidade aos pacientes em realizar o exame de ultrasom no momento da consulta é extremamente vantajoso, pois haverá ganho de tempo e precisão no diagnóstico. Importante ressaltar que na ultrassonografia não se faz necessário o uso da injeção endovenosa de contraste, o qual pode causar reações alérgicas importantes, com sérias consequências ao organismo, portanto, é um exame sem contraindicações.

Resultado de imagem para samsung medison accuvix xg

Aparelho de Ultrassom com vários tipos de probes

 

Os aparelhos de ultrassom permitem avaliar o sistema genito-urinário através das vias abdominal, transretal, transescrotal e transvaginal. Para os urologistas os exames via abdominal, retal e escrotal são suficientes para suprir suas necessidade diagnósticas.

Existe uma série de patologias e anormalidades genito urinárias nas quais o ultrassom se faz muito útil para o seu diagnóstico.

Na prática diária do consultório alem da precisão diagnóstica podemos em poucos minutos ao realizar o exame ultrassonográfico elucidar o caso permitindo oferecer ao paciente tratamento rápido e consequentemente eficaz. A partir de 1999 com a inclusão do Dr.André Pereira Vanni no serviço passamos a dispor do exame imediatamente após a consulta. O Dr.André é o responsável pela Ultrassonografia no Departamento de urologia do hospital Amaral Carvalho sendo o único urologista no Brasil a possuir o título de Ultrassonografista obtido por prova pela Sociedade Brasileira de Urologia ( SBU ) assim como também por concurso pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

 

 

Ultrassom Renal

No ultrassom renal podemos identificar cistos, que normalmente apresentam-se de forma esférica e conteúdo líquido. Os tumores são diagnosticados baseando-se em suas características e dependendo dos seus componentes, pode ser de origem benigna, como angiomiolipoma, ou maligno, como carcinoma renal. Importante lembrar que imagens menores de 1,5 cm são difíceis de serem individualizadas e eventualmente precisam de métodos diagnósticos adicionais.

 

Cisto Renal Simples (seta)

 

Tumor Renal Benigno: Angiomiolipoma  (indicação pela seta)

 

Tumor Maligno (seta)

 

O ultrassom tem papel importante na identificação de cálculos e em suas repercussões. A hidronefrose (dilatação das vias urinárias) pode ser facilmente visualizada pelo ultra-sonografista.

 

Imagem de Cálculo Renal (seta) com sombra acústica

 

 

Ultrassom da Bexiga

O ultrassom vesical é muito útil na avaliação do resíduo pós miccional naqueles pacientes com sintomas urinários baixos (como HPB) e principalmente na identificação de cálculos, divertículos, ureteroceles e tumores vesicais. Nos tumores podemos avaliar a sua extensão e o possível acometimento de outros órgãos.

 

Ultrassom da Próstata

O ultrassom da próstata pode ser realizado via abdominal ou transretal. No ultrassom abdominal podemos avaliar morfologia e dimensões da próstata, além d a presença de cálculos vesicais e volume residual urinário pos miccional. O ultrassom transretal hoje já é realizado com transdutores mais finos portanto menos desconfortáveis prestando-se para avaliar com mais precisão as doenças prostáticas, como o câncer. É através do ultra-som transretal que se realiza a biópsia de próstata (coleta de material) nos casos suspeitos da presença do tumor.

Ultrassom do Escroto

Hoje o ultra-som é o método mais utilizado para avaliar as enfermidades do escroto. Ele nos fornece informações a respeito do tamanho, morfologia, presença de nódulos, pequenos não palpáveis ao exame físico, nos auxiliando tambem no estudo de casais inférteis.

As patologias mais freqüentes dos testículos encontradas na prática clínica são: hidrocele, varicocele e orquiepididimites (infecção do testículo) alem da avaliação para o diagnóstico das causas das dores testiculares.

Um grande avanço para a investigação da dor aguda no escroto foi a introdução do estudo Doppler (ultra-som que permite o estudo dos vasos sanguíneos a cores), diferenciando assim casos cirúrgicos de não cirúrgicos.

Os tumores de testículos também são identificados através da ultra-sonografia, assim como sua extensão.