Seja Bem Vindo a Clinica Urológica de Jaú

(14)3601-8900
urologia.jau@netsite.com.br
Rua Luiz Paiva, 100, Jaú - SP

Biopsia de Próstata

A biópsia de próstata consiste na retirada de amostras de tecido prostático para serem analisados em laboratório de anatomia patológica, sob visão microscópica e técnicas específicas de coloração. Ela está indicada nos casos onde o toque retal da próstata e/ou a dosagem dos níveis de PSA mostram-se alterados. A biópsia em quem se submete a exame preventivo (portanto não apresentando qualquer sintoma, exame de rotina), quando positiva, nos oferece a possibilidade de diagnosticar o Câncer da Próstata em suas fases muito precoces propiciando elevados índices de cura.

 

Hoje contrariando a ansiedade dos pacientes a biópsia de próstata pode ser realizada em consultório, de forma ambulatorial, sem necessidade de preparo prévio (sem uso de laxantes ou lavagens intestinais), sob anestesia local trazendo conforto ao paciente propiciando retorno a suas atividades imediatamente. O Dr. André instituiu nos últimos anos um bloqueio anestésico local que minimiza a  dor, oferecendo conforto aos pacientes, imediatamente antes da realização do procedimento.

No mês de junho de 2004 foi publicado no Jornal Brasileiro de Urologia (revista indexada oficial da Sociedade Brasileira de Urologia) artigo sobre Biópsia da Próstata sob Anestesia Local elaborado no Departamento de Urologia do Hospital Amaral Carvalho

 

Aviso importante: pacientes em uso de medicações anticoagulantes tipo (AAS, Marcomar, Marevan, clopidogrel, aspirina,  etc.) ou portadores de válvulopatias cardíacas, devem informar imediatamente seu urologista, pois devem receber orientação especial antes de serem submetidos a biópsia prostática.

 

Imagem no Momento da Biópsia da Prostática  com o probe US no reto, orientando com precisão a coleta do material.

 

 

Ultrassom – Agulha dentro do tecido prostático (setas)

 

Qual a vantagem de fazer o exame? 

É óbvia, pois estaremos descobrindo muito precocemente os casos de Câncer antes mesmo que o paciente sinta qualquer sintoma. Desta forma, na grande maioria das vezes , teremos tempo hábil para tratar o paciente conseguindo mais de 90% de índices de cura. Já nos pacientes que não se submetem aos exames periódicos de prevenção do câncer da próstata, deixando apenas para procurar o médico quando já apresentam sintomas (na maioria das vezes relacionados às metástases que já estão presentes), a chance de cura cai drasticamente, sendo que não serão mais cadidatos a tratamentos curativos e sim paliativos, o que apenas prolongará sua sobrevida.