Glândula Adrenal
5 de junho de 2018 by insiz840_wp
As glândulas adrenais estão localizadas próxima aos rins, pesam em torno de 5 gramas e medem de 2 a 3 cm (Figura 1). São responsáveis pela produção de hormônios de grande importância, dentre eles temos: corticoide, adrenalina, noradrenalina, aldosterona e parte da testosterona.
Figura 1: Anatomia adrenais
Doenças da Adrenal
Existe uma grande variedade de patologias ligadas as glândulas adrenais, porém na maioria das vezes o que leva o paciente procurar o urologista são achados de exames de imagem, os chamados de incidentalomas, que na maioria da vezes são nódulos benignos chamados de adenomas.
Os adenomas são divididos em funcionantes (produtores de hormônios) e não funcionantes (não produtores de hormônios). Todas as lesões de adrenal funcionantes, independente do tamanho devem ser retiradas, já as leões não funcionantes devem ser retiradas somente se maiores de 4 cm de diâmetro.
Patologias relacionadas as adrenais
-
Adenoma de adrenal
-
Sindrome de Cushing
-
Hiperaldosteronismo primário
-
Feocromocitoma
-
Câncer de adrenal
-
Insuficiência de adrenal ou doença de Addison
-
Hiperplasia congênita de adrenal
-
Metástase de outros tumores para adrenal
-
Mama, cólon, pulmão, rins, etc
Tratamento
Cirurgia
Na atualidade a técnica minimamente invasiva ou a adrenalectomia (retirada da adrenal) videolaparoscópica é a técnica de eleição, uma vez que oferece os mesmos resultados que a técnica convencional com muito menos trauma cirúrgico. Com ela é possível retornar as atividades rotineiras muito mais precocemente, esteticamente é muito mais vantajosa que a técnica convencional ou adrenalectomia aberta.