Cirurgia Renal Percutânea
19 de maio de 2018 by insiz840_wp
Os cálculos renais podem ser tratados através de vários procedimentos. Cálculos renais menores são abordados, preferencialmente, através de litotripsia extra corpórea, ou ureteroscopia flexivel a laser. Quando os cálculos são maiores ou as terapias anteriores falharem, pode-se aplicar a técnica cirúrgica chamada Nefrolitotripsia Percutânea.
Excepcionalmente é necessário cirurgia aberta convencional com incisão.
A cirurgia percutânea consiste em uma pequena incisão de 1,0 cm realizada na região dorsal sob anestesia geral, em centro cirúrgico, necessitando de internação. Trata-se de procedimento rápido, a depender do tamanho do cálculo.
Durante o procedimento, o urologista acessa o rim e os cálculos através do nefroscópio, permitindo tratamento e retirada dos mesmos. Ao final da cirurgia instala-se um cateter interno entre o rim e a bexiga(cateter duploJ) afim de manter o funcinamento do rim adequado, de forma temporária. Normalmente serão dois dias de internação.
A recuperação no pós operatório é precoce, muito melhor que as cirurgias abertas antes realizadas. Rapidamente o paciente volta a suas atividades habituais.
Punção renal sob radioscopia para acesso ao rim.
Representação do Nefroscópio com acesso ao rim.